Quais são os fatores para uma termonebulização eficiente?
Durante a evolução da produção animal, o nível de especialização em diferentes áreas, como biosseguridade, nutrição, genética e bem-estar animal, têm crescido de forma exponencial. Isso exige que os produtores e responsáveis pelas granjas utilizem ferramentas que facilitem o trabalho, alcançando os objetivos no menor tempo possível. A limpeza e desinfecção das instalações são excelentes exemplos disso. Com a grande quantidade de produtos e informações disponíveis no mercado, a necessidade de contar com ferramentas que maximizem os programas de limpeza e desinfecção se tornou uma constante em todos os sistemas produtivos, tornando equipamentos como bombas costais, lanças ou geradores de espuma, nebulizadores, pulverizadores e termonebulizadores indispensáveis nas granjas.
Para que serve a termonebulização?
A ideia principal deste método de aplicação é suspender partículas muito pequenas de uma substância, neste caso, um desinfetante, em uma área determinada por um período prolongado. Dessa forma, garantimos o tempo de contato necessário para eliminar patógenos, cobrindo cada espaço, canto e superfície dentro das instalações.
É de extrema importância entender o funcionamento desses equipamentos para usá-los no modo e momento corretos. Em primeiro lugar, como o nome indica, de acordo com Jesús Vazquez (2000), a pulverização termo-neumática é um processo combinado de pulverização e aquecimento para obter, a partir de uma substância líquida, gotículas de diâmetro muito pequeno. O fato de as gotículas formadas terem o tamanho de névoa é o que determinou que a técnica fosse chamada de termonebulização e os equipamentos de termonebulizadores (p.2).
Devemos ter claro que a solução desinfetante é adicionada no final do processo, de modo que os produtos compatíveis com essa aplicação não sofrem nenhum dano ou degradação, pois não passam pelo processo de combustão.
Por que o tamanho de gota é importante?
É fácil entender que uma partícula de menor tamanho permanecerá suspensa por mais tempo e, da mesma forma, cobrirá uma área maior. Isso é muito útil, pois desinfetaremos uma área maior com uma quantidade menor de solução e tempo. (Vazquez, 2000. Tabela 1).
A maioria dos equipamentos podem regular o tamanho de gota obtendo diâmetros de 1 a 50µm.
Em média, com um tamanho de gota de 8 a 10 µm, é possível alcançar tempos de contato de mais de 45 minutos, o que é de grande ajuda na prevenção de doenças que podem afetar a produção.
O que devemos considerar antes de adotar a termonebulização em nossos programas de desinfecção:
a) Devemos ter instalações que possam conter a névoa internamente (usando cortinas), pois em instalações totalmente abertas as correntes de ar dispersarão a névoa.
b) Conhecer o volume a ser tratado em metros cúbicos, pois disso dependerá o tamanho do equipamento que precisaremos. É importante contar com produtos de Baixo Volume (UL), no entanto, isso também depende dos desafios sanitários.
c) Pessoal com equipamento de proteção e capacitado para o uso correto e manutenção do equipamento, o qual não deve ser complicado.
d) Uso de produtos com indicação de termonebulização aprovada pelas autoridades locais.
É altamente recomendável não colocar o equipamento diretamente no chão e apenas introduzir na instalação ou curral a extremidade de onde sai a névoa, dessa forma não expomos o sistema mecânico à névoa e aumentamos a vida útil do equipamento.
Na Lanxess, somos conscientes da importância de oferecer soluções em biosseguridade, por isso temos produtos como o TH4+®, que é uma mistura sinérgica de quaternários de amônio de 5ª geração e glutaraldeído, o qual é quimicamente projetado para ser altamente versátil, pois possui diversos métodos de aplicação aprovados, permitindo-nos usá-lo diante de qualquer desafio que o processo de desinfecção apresente.
Considerando seu amplo espectro de ação, comprovada eficácia contra vírus, bactérias e fungos, sua alta estabilidade e compatibilidade com equipamentos de termonebulização, além de seu baixo volume necessário por metro cúbico a ser tratado, o TH4+® é uma excelente opção para desinfecção terminal por termonebulização.
Em caso de precisar de mais informações, por favor, entre em contato com o seu fornecedor local.
MVZ EPA Moisés Rodríguez Luna, Technical Marketing LATAM Norte, Caribe y Região Andina. Lanxess Biosecurity Solutions.
Bienvenido a 3tres3
Conecta, comparte y relaciónate con la mayor comunidad de profesionales del sector porcino.
¡Ya somos 152851 Usuarios!
Regístrate¿Ya eres miembro?Un resumen semanal de las novedades de 3tres3 México
Accede y apúntate a la lista